A importância do setor de comunicação no Clube de Desbravadores

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em 2016 a história clube de desbravadores no Brasil completa 57 anos de história. “De lá pra cá” muita coisa mudou, peças de uniformes ficaram pra traz, manuais administrativos atualizados, comandos modificados e muito mais. Mas será que essas mudanças no clube acompanharam a revolução tecnológica que ocorreu ao seu redor? Será mesmo que os clubes de desbravadores entraram de cabeça no século XXI?

A resposta infelizmente é não! E Basta fazermos uma simples pesquisa no site Google para comprovar que temos muito pouco material na rede mundial de computadores, e achar uma foto com boa qualidade se torna um real pesadelo. E sem falar no ditado moderno que diz: “Se não tem no Google, não existe”.

Vamos esquecer por apenas um momento que o Clube de Desbravadores é um projeto vinculado à igreja adventista do sétimo dia e vamos pensar nele como uma empresa independente e bem estruturada.

As unidades são as diferentes equipes dentro dessa empresa, fora as unidades, temos ainda a secretaria atuando como um RH, a tesouraria como o financeiro, o apoio como manutenção e a comunicação como marketing.

Dentro da empresa o marketing é responsável basicamente por 3 funções: 1. pelas estratégias de vendas do produto fabricado pela mesma; 2. Posicionar a empresa no mercado; 3. Demonstrar uma imagem generalizada da importância dessa empresa para a sociedade, aumentando as prospecções e vendas da mesma.

A comunicação do clube trabalha mais diretamente com as duas últimas, uma vez que não trabalhamos com um produto em si.

Posicionar o clube de desbravadores na sociedade é muito mais do que mostrar as atividades do dia a dia, mas também mostrar os benefícios á longo prazo que essas atividades trazem para os desbravadores e seus lideres e colocar em foco o clube como um macro colaborador dentro da sociedade onde ele está inserido.

Quanto à ideia de demonstrar uma imagem generalizada da importância do clube na sociedade é demonstrar os benefícios do clube em relação á própria sociedade e demonstrar como a ajuda da mesma ao clube pode beneficia-la de volta. Neste caso toda e qualquer ação conta.

Então, quais são benefícios gerais de se criar e manter um setor de mídia no clube? Lembre – se, só é lembrado quem é visto, essa é primeira regra da comunicação em geral. Boas recordações envolvendo o doador e o clube, contam muito na hora de recorrer a uma doação para ajudar o clube nos seus objetivos. Facilita a espalhar a mensagem divina, de um cristo salvador por meio de ações. Ajuda o clube manter a sua história arquivada e bem conservada, evitando perdas por acidentes ou pela ação do tempo e da natureza. Traz novas pessoas ao clube o mantendo sempre cheio de novos desbravadores. E ajuda a manter os desbravadores no clube e na igreja depois que completam 16 anos, pois é comum o interesse dos jovens e adolescentes pela tecnologia e integra-los a esse setor é uma maneira de canalizar esse interesse em algo que vai trazer benefícios tanto para o clube como para o adolescente, que pode, assim como eu, estar ali escolhendo a sua profissão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×