Mestre Yoda, espaçonaves e sabres de luz. O que podemos aprender com os mestres da ordem Jedi.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você não leu errado não, é isso mesmo! Se você entende a ligação entre os objetos citados a cima você já deve saber que hoje nós vamos falar sobre Star Wars.

Em meio a muitas indagações politicas, recentemente a internet foi tomada por milhares de fãs da saga Star Wars. Isso ocorreu porque o dia 4 de maio (quarta-feira) foi comemorado "O Dia de Star Wars", uma data que celebra a criação de George Lucas e que a cada ano acumula novos adeptos.

Tá bom! Ok! Mas o que tudo isso tem a ver com o Clube de Desbravadores?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso situar aqueles, que por algum motivo, não tiveram a oportunidade ou interesse em assistir a trama.

Segundo Obi-Wan Kenobi (um importante Mestre Jedi para o desenvolvimento da estória) "Por mais de mil gerações, os Cavaleiros Jedi foram os guardiões da paz e justiça na Velha República." Em resumo, os Jedi eram guardiões da paz e da justiça e que sempre procuravam maneiras não violentas para resolver conflitos.

Com sabres de luz em mãos e o poder da Força fluindo através deles, os Jedi cumpriam suas obrigações com dedicação. Eles, além de combaterem criminosos espalhados pela galáxia e apaziguarem disputas galácticas, serviam como mediadores, defensores e mentores.

A Ordem Jedi seguia a uma estrutura hierárquica, coisa que nós que estamos dentro de um Clube de Desbravadores entendemos bem. Dentro da hierarquia Jedi nós podemos visualizar vários níveis, entre eles estão:

Youngling: Younglings são crianças sensíveis à Força que estão nos primeiros estágios do treinamento Jedi.

Padawan: Padawans são os aprendizes Jedi, sendo treinados diretamente por um Mestre Jedi.

Mestre Jedi: Quando um Jedi se torna Mestre, ele pode iniciar o treinamento de um Padawan.

Em síntese podemos notar é que cada nível é como um degrau ou uma patente dentro da própria Ordem e assim também é o clube de Desbravadores. Podemos dessa maneira comparar um Membro da diretoria do clube a um MESTRE JEDI!! Isso mesmo, você que faz parte da diretoria é sim um Mestre Jedi, e nossos desbravadores são nossos Younglings, os futuros Mestres Jedi.

Mas voltando à realidade do Clube, por que há tão poucos Mestres Jedi se há muitos Younglings?

A resposta é simples, nós temos esquecido de um degrau da escada, e talvez um dos mais importantes: os Padawans. Que são aqueles aprendizes que estão de maneira mais próxima ao seu mestre, aprendendo na prática tudo o que o mestre sabe. É essa proximidade que faz com que esse Padawan evolua a ponto de se tornar um Mestre Jedi e formando assim mais Mestres Jedi e assim garantindo o futuro do clube.

O legado de um diretor não vale absolutamente nada se ele não for capaz de deixar em seu lugar, alguém que possa continuar o trabalho com a mesma intensidade e trilha que foi deixado. Por isso diretor, independente de qual área seja, (Capelania, Almoxarifado, Secretária e etc...) é  sua responsabilidade como um bom líder identificar dentre as crianças quais são "sensíveis à Força" e transformá-los em seus Padawans, e treiná-los para que em um futuro eles possam também serem mestres Jedi.

Treinando seu Padawan para que em um futuro ele possa ocupar uma posição na diretoria do clube, você não está somente garantindo que o clube tenha uma continuidade e também cumprindo o que diz Provérbios 22:6 "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!". Que também é uma das obrigações de um diretor quando assume a responsabilidade de participar da vida da criança assumindo o papel educador e influenciador, pois as crianças se espelham em nós, mesmo sem querer.

Peça a Deus sabedoria para treinar o seu Padawan. E que a força esteja com você!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×