nosso clube

Clube Corujão

Vídeo institucional

O Clube de Desbravadores trabalhando desde 1950 com adolescentes de 10 à 15 anos, os ajudando a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
E é nesse âmbito que surgiu o Clube Corujão, um dos mais antigos do Brasil, que vem desde 1961 instruindo jovens Joinvilenses, independente da religião, a desenvolver as faculdades mentais, dotes físicos e a fortalecer o espiritual.
Além disso, clube procura formar esses jovens como cidadãos, acostumados a ter responsabilidades e a cumprir seu papel na sociedade. hoje são mais de 70 pessoas envolvidas Diretamente nesse projeto, contando sempre com a ajuda de pais e membros da igreja.

nossa história

O Começo de Tudo

A ideia do clube de desbravadores surgiu em joinville por volta de 1960, quando então o departamental de jovens em Santa Catarina, pastor Henry Feyerabend  apresentou à igreja a importância de se manter um clube funcionando em cada igreja e de ocupar sadiamente os nossos juvenis. O Pr. Germano Streithorst, distrital de Joinville deu logo seu apoio. Foi então nomeado em 16 de dezembro de 1961 o primeiro diretor do clube de desbravadores, o irmão Manoel Tavares.

Início das Atividades

Em 1962 deu inicio as atividades do Clube de Desbravadores de Joinville, pelo irmão Manoel Tavares, que dá ao clube o nome de Bandeirantes. Começaram as primeiras reuniões no pátio, nos fundos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, aos domingos pela manhã.

A diretoria, sem conhecimento do funcionamento do clube, participou de um curso em Florianópolis, onde receberam as devidas instruções. Logo o clube foi uniformizado, e com auxilio de um militar começaram a dar os primeiros passos de Ordem Unida. Em seguida, o diretor Manoel começou a ensinar nós e amarras, depois vieram trabalhos manuais, estudos bíblicos e distribuição de folhetos.

Os demais líderes logo se organizaram e começaram a realizar os primeiros acampamentos na Floresta do Rio Piraí e na estrada de Ferro, e também excursões de bicicleta para o Itinga e o Aeroporto.

Os desbravadores Helmuth Milbratz e Dorival Milbratz eram alguns dos 12 entusiastas que compuseram o primeiro clube de desbravadores de Joinville.

De Bandeirantes para Corujão

Em um domingo de manhã o Sr. Gazipe chegou preocupado e reuniu todo o clube e lhes disse que o nome Bandeirantes poderia trazer algumas complicações no Campori, pois já havia outro clube com o mesmo nome. Então começaram a aparecer sugestões, mas o Sr. Gazipe sugeriu: “deve ser um nome relacionado com a natureza. Acho que a coruja é uma ave sempre alerta, está sempre olhando em todas as direções.” Mas alguém retrucou: “Não, não soa bem como grito de guerra ‘Coruja’. Acho que ficaria melhor ‘Corujão’”. A ideia foi aderida e esse é o nome do nosso clube hoje.

50 anos de existência

Pela direção de Egbert Blank neste ano foi comemorado os 50 anos de atividades do clube, ano que marcou o clube pela criação do logo oficial que perdura até hoje. Assim como a nova identidade visual, vermelha, verde e dourado, cores que foram utilizadas no logo e na camiseta, estas cores ficaram marcadas e ainda fazem parte do clube.

55 anos de existência

Em 2016 foi comemorado os 55° aniversário do clube, neste ano que foi o 3° ano da direção de Alvaci Neto tivemos uma linda festa de comemoração no Anfiteatro da Unisociesc marcada pela presença de diretores de todas as épocas e de quase 500 pessoas presentes.

Pra ficar na história

Após um longo ano de trabalho e muita dedicação, o Corujão participa do V Campori DSA - A Melhor Aventura no começo de 2019 levando 57 membros, participando em Barretos do maior Campori da América do Sul com mais de 50 mil desbravadores na edição Omega (e mais 50 mil na edição Alfa).

Quem são os Desbravadores?

Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião.
Reunem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com atividades ao ar livre.
Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas.

Assista Vídeos Instrucionais

Assista nossos vídeos instrucionais exclusivos de forma gratuita, e tenha acesso ao mundo desbravador em geral. instruções a respeito dos cartões de amigo, companheiro, pesquisador, pioneiro, excursionista e guia. Além de nós e amarras, civismo, acampamentos, fanfarra e tudo que você precisa saber pra ser um excelente desbravador.

Confira Nossa Agenda de Eventos

Agora não tem mais desculpas pra não participar das atividades do clube mais querido do Brasil! Fique atento para os nossos novos eventos, e não perca nada. entre eles você vai encontrar: Acampamentos, Caminhadas, Datas e Locais de Reuniões, Confraternizações e festas e muito mais.
Só não vá chegar atrasado, estamos te esperando.